Governança e responsabilidade socioambiental para um futuro sustentável

A preocupação com o meio ambiente, o compromisso com a responsabilidade social e a adoção de boas práticas de governança estão na ordem do dia, tornando imperativo para as empresas direcionar um olhar atento a essas questões.

E é justamente nesse contexto que está na pauta do dia empresarial a ESG, sigla para Environmental, Social e Governance (Ambiental, Social e Governança), conceito que também dá nome a um índice utilizado para avaliar se uma empresa cumpre determinados requisitos associados aos três importantes pilares.

Lidar de maneira adequada com fatores ambientais, como gestão de resíduos; sociais, como inclusão, respeito à diversidade e direitos humanos; e de governança, como implementação de políticas contra a corrupção e compliance; é, hoje, essencial para que as empresas estejam em sintonia com o mundo complexo em que vivemos.

Estudos desenvolvidos em diversos países demonstram que companhias com fortes atributos de sustentabilidade têm mais êxito ao longo do tempo. Nós, do Reis Advogados, acreditamos nessa tese e, assim, temos a constante preocupação de reforçar nossos compromissos éticos com colaboradores, clientes, fornecedores, parceiros e comunidade.

Podemos dizer que o fortalecimento da nossa governança começou pela recente reestruturação do nosso Código de Conduta. Ao longo do trabalho que deu origem à atualização do documento, nos debruçamos sobre os valores do escritório e trouxemos para o código, com absoluta clareza, os princípios que sempre defendemos: ética; transparência; repúdio a toda e qualquer forma de discriminação; combate ao assédio, ao abuso de poder, ao trabalho escravo e ao infantil; o respeito às liberdades individuais e à diversidade em todos os aspectos; além, é claro, da responsabilidade com o meio ambiente.

Iniciamos também o processo para aquisição da certificação ISO 37001, que é o reconhecimento internacional de gestão antissuborno. Em decorrência dos casos emblemáticos de corrupção que vieram à tona no País nos últimos anos, a acreditação ISO 37001 e a implementação de departamentos específicos de compliance têm merecido cada vez mais relevância. Entendemos a importância de oferecer ao nosso mercado, aos nossos clientes e à sociedade como um todo a garantia daquilo que já, efetivamente, executamos.

Buscamos, cada vez mais, adotar condutas conscientes de responsabilidade social e ambiental. Todos os gestores e colaboradores de nosso escritório são orientados e estimulados a privilegiar práticas que economizem as fontes de energia, o reaproveitamento e o descarte adequado de materiais para reciclagem.

Neste momento, em que 90% de nossa operação se encontra em homeoffice, nosso desafio será levar conhecimento e estimulá-los a adotar as salutares práticas dentro de suas próprias casas. Queremos plantar essa ideia, para que possam replicá-las para suas famílias e comunidades e, assim, multiplicar essa visão construtiva de um ambiente de respeito e desenvolvimento.

Na escolha de nossos fornecedores privilegiamos também aqueles que pautem sua atuação pela responsabilidade socioambiental.

Por último, não poderia deixar de lembrar que o Reis Advogados tem tradição em participar de ações sociais nas comunidades nas quais atua. Podemos destacar a participação do escritório na campanha “Junho Vermelho”, incentivando nossos parceiros e colaboradores a doarem sangue, especialmente nesse momento delicado de pandemia, cujas complicações levaram à queda nos estoques dos bancos de sangue.

Também realizamos a campanha “Amor em Dobro”, destinada à compra de EPIs para o “Hospital de Amor” (antigo Hospital do Câncer de Barretos), que dedica 100% de seu atendimento ao SUS (Sistema Único de Saúde). Dobramos as doações feitas por nossos colaboradores, e endereçamos o valor total ao hospital como forma de prestigiar os bravos profissionais da saúde.

Temos consciência de que essas ações, e tantas outras que estão por acontecer, não apenas somam com a necessidade de entender nosso papel e de atuar com responsabilidade por um futuro mais sustentável, como também têm o potencial de gerar impactos muito positivos e imediatos para os nossos negócios e, em especial, para a sociedade.

Maria Elisa Perrone dos Reis Toler
Sócia do escritório Reis Advogados