ADVOCACIA, PROFISSÃO EM EVOLUÇÃO CONTÍNUA

A celebração do Dia do Advogado, em 11 de agosto, tem permitido observarmos, ano após ano, a evolução de nossa profissão e sua crescente interação com outras áreas de atividades. As transformações são notáveis nos escritórios de advocacia e departamentos jurídicos.

O uso de modernos recursos de informática e telecomunicações tem proporcionado soluções ágeis e precisas, além de permitir a continuidade das operações por meios remotos, sem perda de qualidade e eficiência, como está ocorrendo neste período da pandemia da covid-19. Da mesma forma, há avanços contínuos na gestão de pessoas e na administração financeira.

Em paralelo, nas relações do advogado com clientes e parceiros, é crescente o que poderíamos qualificar como progresso intelectual. O saber jurídico é essencial, mas insuficiente para o exercício da advocacia. É necessário conhecimento adicional para a adequada defesa dos interesses do cliente perante a justiça. Isso vale particularmente para quem atua em um ou mais dos múltiplos segmentos do setor empresarial. Para obter sucesso, deve ter amplo domínio das caraterísticas de cada organização que representar, seus diferenciais, os riscos de seu negócio e de seu mercado e as medidas de prevenção e controle que adota.

Com essa visão, terá condições de apoiá-la de forma mais consistente, traçando estratégias mais adequadas tanto para a negociação e celebração de acordos – que tem sido nossa grande força – quanto para a condução de litígios. É isso que temos buscado continuamente em nosso escritório, no qual os profissionais de nossas equipes jurídica e negocial e de outras especialidades são estimulados ao aprendizado contínuo, de diferentes formas, para que apresentem o melhor desempenho possível em suas atribuições. Cada um de nossos advogados, assim como os colaboradores que lhes dão suporte, têm contribuído com seu valor para o elevado conceito de nosso escritório perante os clientes. Isso nos permite afirmar com convicção e satisfação: somos um time de vencedores!

Leia também: