Perfil multidisciplinar e estratégico é a marca de novos profissionais

O mercado de trabalho no âmbito do Direito já não caminha sem o estreito acompanhamento da tecnologia e de processos organizacionais bem definidos. Os profissionais de perfil multidisciplinar com ênfase em desenvolvimento estratégico são cada vez mais requisitados.
 
Especialmente no escritório Reis Advogados, áreas como análise de dados e planejamento demandam cada vez mais colaboradores. Esse tipo de atuação costuma ser especialidade de estrategistas geralmente com formação em engenharia de produção, tecnologia da informação e matemática aplicada a negócios.

Mas o trabalho, porém, abrange outras categorias que possam elaborar e acompanhar estratégias de cobrança; criar, consolidar e analisar bancos de dados e indicadores; desenvolver planos de ação para atingir metas internas; elaborar relatórios; e auxiliar a área negocial a definir e desdobrar objetivos em prol dos resultados.
 
O perfil multidisciplinar e estratégico, portanto, pode ser considerado parte da engenharia organizacional. Contempla, além do planejamento estratégico e operacional, estratégias de produção, gestão empreendedora, propriedade intelectual, avaliação de desempenho, sistemas de informação e sua gestão e arranjos produtivos.
 
Segundo os autores Marly de Carvalho e Fernando Laurindo na obra Estratégia Competitiva, “o estrategista é, sobretudo, um analista”. Uma das ideias que regem a tarefa é que, para obter sucesso, é preciso melhorar o tempo inteiro. E isso sempre é possível, por mais excelência que se tenha alcançado.
 
Fontes: USP e UFSM

Leia também: