AUMENTO DE PRODUÇÃO COM SUSTENTABILIDADE
Mostra-se cada vez mais presente a necessidade de diminuir os impactos do desmatamento no mundo. Mostra-se também evidente o aumento populacional, da mesma forma que a necessidade de preservação do meio ambiente, tentando barrar o efeito estufa e a elevação da temperatura global, que impacta de forma direta toda a população, com mudanças climáticas que causam catástrofes cada vez mais severas.
O agronegócio tem desafios cada vez maiores no aumento da produção de alimentos, visando preencher as necessidades mundiais. Mas é premente que o setor contribua para o equilíbrio ambiental, reduzindo a emissão de gases e otimizando com tecnologia uma agricultura sustentável.
As novas tecnologias colocadas à disposição do setor propiciarão aos agricultores que nelas investirem mecanismos e ferramentas que lhes possibilitarão alcançar melhores resultados com a necessária preservação do campo, contribuindo para a redução de impactos no meio ambiente.
É preciso, ainda, recuperar as áreas degradadas, com soluções sustentáveis e aplicação de boas práticas. Estudos recentes demonstram que o Brasil possui aproximadamente 50 milhões de hectares de áreas degradadas. Estas poderiam ser usadas para reflorestamento ou convertidas em áreas produtivas com sistemas agroflorestais e agricultura de baixo carbono.
Os produtores estão cada vez mais se reunindo em cooperativas, a fim de adotar, de forma conjunta, manejos adequados, buscando minimizar a emissão de gases de efeito estufa, desse modo, podem tornar os ganhos advindos de práticas sustentáveis de agricultura de precisão e gestão dos solos em fontes de créditos de carbono.
A regulamentação do mercado de crédito carbono, tão discutido no mundo, gerará enormes oportunidades a quem produzir de forma amigável ao meio ambiente.
Está na hora de a agricultura mostrar seu verdadeiro valor, não apenas comercial, mas principalmente no emprego de técnicas e soluções em benefício do equilíbrio ecológico.
Coluna digital desenvolvida pelos especialistas em Direito do Agronegócio do Reis Advogados.
Leia mais aqui: Agronegócio brasileiro: tecnologia inovação e sustentabilidade - DigitalAgro.com.br