| COLUNA • MUNDO JURÍDICO | ChatGPT e os conflitos com propriedade intelectual

| COLUNA • MUNDO JURÍDICO | ChatGPT e os conflitos com propriedade intelectual

15/03/2023
COMPARTILHE

Uma das tecnologias mais interessantes lançadas recentemente é o ChatGPT, da empresa norte-americana OpenAI, startup de pesquisa em Machine Learning. Comporta-se como um mecanismo de busca especializado em diálogo. Responde a perguntas e gera rascunhos de e-mail, poemas, músicas e até trabalhos acadêmicos em linguagem similar à humana.

Essas características têm suscitado discussões porque, para gerar respostas, o ChatGPT faz uso de um amplo banco de dados disponíveis na internet, incluindo publicações jornalísticas, artigos e até mensagens postadas em redes sociais. Por coletar informações na internet, estabelece um dilema no âmbito da propriedade intelectual: os textos que entrega são criações próprias, cópias ou plágios?

A Lei de Direito Autoral brasileira data de 1998, quando não havia indícios de que ferramentas de Inteligência Artificial I(IA) seriam de fácil acesso. Essa norma legal considera como autor a pessoa física criadora de obra literária, artística ou científica, sem, obviamente, prever a proteção de criações resultantes da utilização de IA. Além disso, define: “são obras intelectuais protegidas as criações do espírito”, ou seja, frutos da criatividade humana. O ChatGPT exerce essa “criatividade”. Tem-se, assim, o desafio de olhar para essa nova perspectiva criativa e inovar a legislação de propriedade intelectual, para regulamentar os conflitos que poderão surgir com sua popularização.

No Brasil, já há uma proposta de regulação da IA, que engloba princípios, regras, diretrizes e fundamentos para seu desenvolvimento e sua aplicação. Sem dúvida, considerando que as ferramentas que utilizam esse recurso já possuem milhões de usuários, fixar regras para sua utilização é não só relevante, mas urgente.

Link Notícia 1 aqui!

Link Notícia 2 aqui!


Outras notícias

Homenagem ao Dia dos Pais • 2023

Homenagem ao Dia dos Pais • 2023

LEIA MAIS
Reis Advogados promove ação social no Dia das Crianças

Reis Advogados promove ação social no Dia das Crianças

LEIA MAIS
Campanha de vacinação 2022

Campanha de vacinação 2022

LEIA MAIS
Desenvolvido por: intervene.com.br