Setor sucroalcooleiro vem se reinventando a cada nova crise, afirma advogado do escritório Reis Advogados

Conforme noticiou o jornal “Valor Econômico” no último dia 23 de fevereiro, o tombo das ações das empresas do setor sucroalcooleiro observado no mês passado foi revertido com a recuperação de R$ 2,1 bilhões em valor de mercado. Advogado especializado em Direito Bancário e cooperativas do escritório Reis Advogados, Daniel de Souza acredita que uma das marcas do setor no País é justamente essa capacidade de superação.

“O setor sucroalcooleiro no Brasil, desde a sua implementação, vem oscilando entre tempos que podemos dizer como áureos, bem como vem enfrentando tempos turbulentos”, analisa o advogado. “O setor vem se reinventando a cada nova crise.”

Ele lembra que muitos envolvidos na área cresceram, mas muitos foram obrigados a pedir recuperação judicial para tentar se reerguer. Com o início da pandemia, muitas incertezas surgiram, mas, também, muita vontade de se recuperar.

“Passado o mais difícil, que foi a adaptação do setor ao momento, houve abalo pela decisão de mudança na Petrobras, que resvalou em todos os setores de combustíveis”, avalia Souza.

De acordo com o especialista, as usinas e os grupos mais bem posicionados sofreram grandes perdas, principalmente empresas com ações em bolsa. “Contudo, essas perdas tendem a se minimizar com o passar do tempo, já que essas empresas têm se mostrado maduras o suficiente para suplantar crises ocasionadas por instabilidades políticas”, conclui.

Unidades

Bebedouro / SP

Ribeirão Preto / SP

Campinas / SP

Rio de Janeiro / RJ

São Paulo / SP

Brooklin / SP

Leaders League
Leaders League
Leaders League

® Reis Advogados 2021