Mundo digital e volumetria de processos
Pode parecer repetitivo. Contudo, não é. A realidade dos números de processos nos tribunais está em níveis de saturação do sistema, se é que já não a alcançou.
Observe-se que, somente em 2023, foram 19.969.294 de casos novos, 18.152.368 de processos julgados e 19.015.559 de processos baixados. Conclusos para decisão se encontram na faixa de 15.036.559. São dados que podem ser conferidos em detalhe no painel Estatística do Poder Judiciário no site do CNJ[1]
Não se pode olvidar que esses números estão sujeitos a considerável elevação em razão de uma série de fatores - políticos, econômicos, sociais, ambientais e reflexos de confrontos internacionais, entre tantos -, o que demanda um repensar estrutural e operacional para, ao menos, tentar mitigar seus efeitos.
Nesse aspecto, como alternativa e, mais que isso, como aliado inafastável, há as soluções ofertadas por inteligência artificial, fornecendo meios para tornar as atividades profissionais mais céleres, sem comprometer sua segurança e, sobretudo, sua efetividade.
Por outro lado, é fundamental estimular e avançar cada vez mais, além dos mecanismos de solução consensual de conflitos, com as propostas para desjudicialização de muitas questões que ainda impactam em contendas nos tribunais.
Há, ainda, esperanças.
Coluna digital desenvolvida pelos especialistas em Direito Digital do Reis Advogados.
Link de referência:
https://painel-estatistica.stg.cloud.cnj.jus.br/estatisticas.html